CÂMBIO

CÂMBIO TURISMO

O Câmbio Turismo é a cotação usada por casas e corretoras de câmbio para calcular o valor de compra e venda de dólar americano. Vale lembrar que a cotação do dólar turismo é utilizada tanto por pessoas físicas (viagem a turismo) quanto por pessoas jurídicas, que compram moeda estrangeira em viagens de negócios.


Qual a diferença entre câmbio comercial, turismo e paralelo?

No Brasil, existe um único mercado de câmbio, mas as três nomenclaturas são utilizadas pelo mercado para indicar as diferentes taxas praticadas de acordo com a natureza da operação.

As expressões câmbio turismo ou dólar turismo são utilizadas comumente para classificar as operações relativas a compra e venda de moeda para viagens internacionais, geralmente em espécie.

As expressões câmbio comercial ou dólar comercial são usadas para as demais operações realizadas no mercado de câmbio, tais como: exportação, importação, transferências financeiras, etc. Essas expressões são utilizadas mesmo quando as operações são realizadas em outras moedas estrangeiras, como o euro.

Quanto ao mercado paralelo, trata-se de mercado ilegal, à margem da legislação e regulamentação vigentes, sujeitando seus participantes às sanções cabíveis.

As taxas de câmbio são livremente pactuadas entre as partes contratantes, ou seja, entre o comprador ou vendedor da moeda estrangeira e o agente autorizado pelo Banco Central a operar no mercado de câmbio. Já em casos de importação e exportação, o preço do dólar é baseado no câmbio comercial.


De acordo com o câmbio do dia, as operações de compra e venda de dólar são influenciadas. Assim, a moeda pode sair mais cara ou mais barata para quem compra ou vende: no caso, quem vai viajar ao exterior. Existem formas de calcular o valor do Câmbio Turismo e descobrir quando a cotação do dólar turismo pode ser mais vantajosa para o bolso.

Cálculo do valor do câmbio turismo, como é feito?

O valor do Câmbio Turismo é feito com base na taxa do dólar comercial, que inclui custos de importação, impostos, logística, etc..

Por isso, na maioria das vezes, o dólar turismo fica mais caro do que o dólar comercial, exigindo das corretoras de câmbio ampla experiência e muita habilidade para indicar o melhor momento de comprar ou vender moeda estrangeira.


Além disso, é essencial observar dois regimes de câmbio muito importantes: o câmbio flutuante e o câmbio fixo. Esses dois regimes determinam como o cálculo é feito e interferem no valor final das operações de compra e venda do dólar. Veja a diferença entre ambos:

Câmbio Flutuante

Neste caso, é o próprio mercado que determina, livremente, o valor da moeda local em relação a moedas estrangeiras como o dólar, o euro, dentre outras. Assim, de acordo com a lei de oferta e da procura, a cotação da moeda pode variar bastante.

Câmbio Fixo

Pelo câmbio fixo, é o Banco Central que estabelece uma taxa de câmbio fixa para calcular o valor de uma moeda em relação à outra. No Brasil, o valor do real brasileiro é comparado ao valor do dólar dos Estados Unidos e também de outras moedas fortes, como o euro e o iene, a moeda do Japão.

O IOF do Câmbio Turismo

O IOF (Imposto sobre Operações Financeiras) incide em todas as operações de câmbio. Portanto, esse imposto também deixa o valor do dólar turismo mais salgado. Contudo, quando o comprador negocia com moeda em espécie, o percentual do imposto cobrado é de apenas 1,1%.Já quem compra utilizando cartão pré-pago internacional paga 6,38% de IOF. Por isso, é válido verificar essas informações e tirar proveito da melhor forma de negociar e comprar ou vender moeda estrangeira.

Procure uma Casa de Câmbio especializada em Câmbio Turismo

Um fator importante que pode fazer toda a diferença para o seu bolso é procurar uma casa de câmbio especializada e com profissionais experientes. Ao contar com o auxílio de consultores especializados, você poderá economizar na compra de moeda estrangeira e aproveitar as melhores cotações. O conversor de moedas auxilia você no planejamento financeiro de sua viagem. Consulte-nos sobre a cotação e valores finais para o câmbio turismo!

Paradise Turismo © 2021